Para auxiliar no enfrentamento destas dificuldades é importante entrar em contato com o suporte técnico munido de algumas verificações simples que qualquer pessoa consegue executar, veja abaixo:
- Realizar um ping para o endereço ou IP acessado
O PING é uma ferramenta presente em quase todos os sistemas operacionais e serve para "perguntar" a determinado destino se o mesmo está disponível. Realizar uma verificação de alcançabilidade e resposta é bem simples. Em seu teclado pressione simultaneamente as teclas WINDOWS + R. Ou se preferir realize uma busca em seu sistema operacional por EXECUTAR.
Ao ser exibido a ferramenta EXECUTAR, você deve digitar na caixa a seguir as letras CMD. Este comando realizará uma chamada ao PROMPT DE COMANDO do sistema operacional Windows.
Na janela do PROMPT DE COMANDO é onde conseguiremos realizar nossa verificação, abaixo digitamos o comando PING seguido do endereço de domínio ou IP que desejamos verificar.
Na janela do PROMPT DE COMANDO é onde conseguiremos realizar nossa verificação, abaixo digitamos o comando PING seguido do endereço de domínio ou IP que desejamos verificar.
Ao executar o comando o sistema irá realizar 4 tentativas de resposta para os destinos escolhidos, devolvendo a informação conforme imagem abaixo:
VERMELHO: Ao realizar o comando ping para um endereço de domínio especifico, devemos remover o HTTP:// ou HTTPS:// e deixar o conteúdo até o .com ou .br para domínios que terminem com esse sulfixo. No exemplo realizei um teste para o www.google.com.br. O resultado do PING indicou em suas estatísticas que foram enviados 4 tentativas, dentre elas 4 foram recebidas, ou seja 100% recebidas de volta, dando um resultado de 0% de perdas.
AMARELO: Neste exemplo foi realizado o comando de ping para um endereço IP, no caso o formado do IP é constituido de 4 blocos, separados por pontos. No exemplo, realizamos o teste contra o destino IP 8.8.8.8. O resultado do PING indicou em suas estatísticas que foram enviados 4 tentativas, dentre elas 4 foram recebidas, ou seja 100% recebidas de volta, dando um resultado de 0% de perdas.
VERDE: No exemplo foi realizado o comando de ping para o endereço de domínio xyz.com. O resultado demonstrou que não foi possível receber respostas do destino, trazendo como informação estatística de 4 tentativas realizadas, 0 respostas recebidas, ou seja, 4 respostas perdidas, com 100% de perda.